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dez 10 15

Programa Culinária Sustentável

by Rangel

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Programa quinzenal para internet e TV que visa a preservação do patrimônio cultural imaterial do brasileiro quanto a origem de seus hábitos alimentares, mostrando a culinária como expressão da cultura dos grupos sociais; a disseminação de conceitos de ciclo de alimentação sustentável enquanto é preparada uma receita saudável e saborosa, demonstrando como aplicar os preceitos de sustentabilidade na culinária e elucidando sobre como a cultura influencia na formação do gosto e na alimentação

 

Estréias dos Programas:

Programa 4 – 07/01 às 19h

Programa 5 – 21/02 às 19h

Programa 6 – 04/02 às 19h

Programa 7 – 18/02 às 19h

Programa 8 – 03/03 às 19h

Programa 9 – 17/03 às 19h

Programa 10 – 31/03 às 19h

Programa 11 – 14/04 às 19h

Programa 12 – 28/04 às 19h

 

Reprises (terças, quintas e sábados)

Todos os programas e reprises serão exibidos no canal 8 da Net de Campinas.

Contamos ainda com o canal no youtube, onde todos os episódios estão disponíveis para serem assistidos. Clique Aqui

jun 3 14

Respiração e rendimento esportivo

by Berti

Um escalador esportivo procurou-nos para ampliar a performance nas escaladas. Uma das queixas era o “tijolamento” do antebraço. “Tijolar” é uma expressão usada entre escaladores para designar a perda da força de determinada musculatura. Quando acontece esse processo, no meio de uma via, a chance de êxito é quase nula.

Fiz-lhe as seguintes perguntas: Como está a sua respiração no momento do “tijolamento”? Como você respira nos momentos que antecede o fato? Como está a sua emoção? Todas as respostas foram: “não sei”.

A habilidade de respirar adequadamente amplia os resultados em qualquer esporte. Mas, um desempenho qualificado dependerá também da administração das emoções do atleta. Precisa-se respirar bem e direcionar o emocional para a meta pretendida.

A respiração inadequada fará com que a absorção de oxigênio seja incompatível com o consumo. A falta produz, entre outros fenômenos, o “tijolamento”. Sem oxigênio suficiente, os músculos rendem pouco.

Para melhorar os resultados, o esportista precisa respirar bem e educar o emocional.

maio 19 14

Emoção de Campeão

by Berti

 Um bom desempenho esportivo contempla emoções adequadas. Um atleta de alta performance poderá “amarelar” no momento exato. Contudo, o fraco desempenho no instante preciso é apenas um dos aspectos do conteúdo emotivo.

 Acompanhei, por um tempo, um garoto tenista de onze anos com futuro promissor. Quando chegou até mim, ele já estava em ritmo de queda. Embora mantivesse os treinos com regularidade perdia algumas partidas importantes, pois “decaia” rendimento sem causa aparente.

 Descobri que ele não mais queria aquela vida. Estudar pela manhã, treinar todas as tardes e, nos finais de semana, competir não tinha significado para ele. O excesso de estresse sem uma canalização adequada roubou-lhe o ânimo para vencer. Perder significava a conquista de uma vida normal para a idade púbere. Porém, como estava confuso, havia picos de rendimento combinado com depressões.

 Em tempos de altíssima competitividade esportiva, precisa-se incluir nos treinos dos atletas ferramentas de administração do mundo emocional. Se o competidor não souber a que se propõe, o custo da sua escolha, os louros advindos e estiver de pleno acordo não só intelectualmente, mas com o coração inteiro, dificilmente será vencedor. Para ser o primeiro precisa-se ter a emoção de campeão.

 

maio 12 14

Quando a morte surge

by Berti

 Morreu a filha de uma grande amiga. A morte ceifou a vida de uma mãe com duas crianças pequenas, na faixa dos dez anos. Algo, aparentemente, sem grande significado foi a causa. Como diz o velho ditado: “A morte sempre apresenta uma desculpa”.

 Como lidar com fatalidades assim? Quando o ciclo natural é invertido e o pai enterra o filho, as perguntas são inevitáveis. Controlamos muito menos do que gostaríamos.

 Pessoas que alicerçam sua vidas em pilares variados conseguem suportar os trancos com mais sobriedade. Se o significado da vida é apenas os filhos ou família, em sentido estrito, uma catástrofe dessa é avassaladora. Porém, um visão ampla da realidade que incluí a família, bons e sinceros amigos, atividade profissional enriquecedora, preocupação com o próximo e um propósito de evolução pessoal que contemple a espiritualidade permite suporte sólido para as desavenças que a vida apresenta.

 Se a Natureza rouba-me um filho, posso canalizar aquela energia para outras pessoas e amá-las tanto como qualquer ser do meu sangue. Mas, para que seja possível tal façanha, precisamos de sonhos e propósitos além do ego. Vidas minúsculas e sonhos irrisórios deixam-nos vulneráveis. Porém uma visão altruística verdadeira é uma chave mestra para continuar em frente, mesmo nos piores momentos.

abr 28 14

Palestra Alimentação Saborosa

by Berti

 

O Método DeRose Flamboyant oferta palestras gratuitas como parte do programa de retorno à comunidade de parcela do seu talento.

Palestra GRATUITA: 13/05, 19:30h, terça, Alimentação Saborosa

A palestra faz parte da nossa contribuição à comunidade. Portanto, convide os seus amigos e familiares. Inscreva-se pelo e-mail flamboyant.sp@metododerose.org Av. José Bonifácio, 1030.

Objetivo: construir uma alimentação ética, saborosa, condimentada e saudável

1 – Como construir sabores ricos e variados (sem gorduras e sem ser calórico)

2 – Combinações de sabores: salgado, doce, azedo, amargo, picante e adstringente

3 – Como utilizar as especiarias

4 – Como utilizar temperos diversos

5 – Alimentação ética

 

abr 22 14

Corpo em Poesia

by Berti

 Em maio, dia 24, receberemos a Profa. Nina de Holanda, presidente da Federação do Método DeRose de São Paulo para o curso Corpo em Poesia.

 A importância dos movimentos encadeados proporcionados pela prática do Método DeRose transcendem o universo convencional. Um corpo rígido expressa-se por movimentos curtos e estanques. A energia fica bloqueada nos pontos de tensão. A comunicação corporal, embora aconteça de maneira subliminar, fica comprometida.

 O treinamento dos movimentos coreográficos dão amplitude e leveza e permitem um fluxo fácil da energia pelo corpo. A percepção espacial melhora substancialmente. A expressão corporal comunica alegria e felicidade.

 O curso Corpo em Poesia é uma oportunidade para aprofundar o conhecimento e o treinamento nesse quesito tão significativo. Nas práticas regulares, os movimentos são encadeados. Porém, um curso específico permite conhecer os meandros mais sutis dessa arte corporal refinada. O próximo passo é incorporar na prática e também na vida a leveza e a intensidade de movimentos harmônicos.

 Para as pessoas que participam do grupo de coreografia ou para aquelas que desejam montar a sua sequência, a presença será de importância significativa.

 A Profa. Nina de Holanda tem experiência larga nessa área. Já montou e orientou vários grupos. Também ministra consultorias individuais há vários anos. Atualmente, tem o grupo de demonstradores da Federação do Método DeRose de São Paulo. O Pedro faz parte desse grupo seleto de alto nível.

abr 14 14

Respirar e Oxigenar

by Berti

 Cresce, assustadoramente, o número de profissionais que chegam em casa “mortos”, após uma jornada de trabalho. Um dia tenso drena completamente as energias.

 Um fenômeno produzido pelo estresse é o encurtamento da respiração. A quantidade de oxigênio absorvida cai drasticamente com a respiração curta e torácica. Os baixos índices de oxigenação reforçam o estresse, cansam a musculatura, dificultam a concentração (20% de todo o oxigênio absorvido é consumido pelo cérebro) e drenam energia. Ao final do dia, o indivíduo está indisposto para conviver com a família, passear, divertir-se. A qualidade de vida vai para o ralo.

 A habilidade de manter a respiração ampla e profunda, mesmo em momentos de pico, permitem manter o nível de oxigênio satisfatório para enfrentar as dificuldade sem perda de vitalidade. Contudo, não há magia. Querer respirar, apenas, quando se necessita, não funcionará.

 Para uma boa performance respiratória é fundamental conhecer as técnicas e treiná-las o suficiente para dominá-las. A disciplina e a vontade de vencer são ferramentas indispensáveis.

 Como recompensa: alta produtividade com manutenção da vitalidade necessária para fazer as coisas gostosas da vida. RESPIRE.

 

abr 7 14

Disciplina

by Berti

 Um dos fatores mais relevantes para o sucesso profissional e pessoal é a disciplina. Os orientais são famosos por compreenderem adequadamente esse relevante conceito.

Há uma teoria que afirma: um indivíduo torna-se bom, em qualquer coisa, com, pelo menos, dez mil horas de treino. Antes disso, só os gênios conseguem desempenho qualificado. Uma faculdade em cinco anos, oferta algo parecido com 5.000 horas. Já é um bom começo, mas a caminhada está longe de terminar. Mesmo por que, na faculdade, treinamos em muitas coisas que não nos são úteis.

A disciplina entra nesse momento. Manter qualquer treino por largos períodos são para poucos. Mas, para o desempenho qualificado, faz-se mister persistir…

Conquistar um corpo forte e resistente, como qualquer outra coisa, depende de treino e … disciplina. Mas, precisamos disso para uma vida longa e produtiva.

Quando a disciplina é exercida com esforço e violência tende a não funcionar. Porém, podemos implementá-la com intensidade e, ao mesmo tempo, leveza. A combinação inteligente das energias físicas, emocionais e mentais permitem o aprendizado da disciplina forte e sem esforço. Quando isto acontece e você faz coisas prazerosas, dez mil horas chegam rapidamente.

 

 

mar 31 14

Competir descontraído

by Berti

 Consegue-se a alta performance nos esportes com detalhes. Um décimo de segundo poderá ser a diferença entre a medalha de ouro ou a de prata. O treino duro e constante é apenas um fator indispensável para ampliar o rendimento. Mas, não é o suficiente.

 Manter-se descontraído, porém absolutamente focado faz diferença substancial em competições de alto nível. Imagine um corredor de longa distância que mantenha os ombros contraídos pelo estresse emocional ou físico. Quanta energia é drenada pela contração muscular desnecessária? O oxigênio desperdiçado poderá faltar na reta final.

 O atleta precisará de consciência suficiente para tencionar a musculatura que ele utilizará e, simultaneamente, relaxar os demais grupos para estancar a perda de energia e o consumo desnecessário de oxigênio. A mente deverá ser treinada para focar e direcionar as energias para a obtenção do resultado final e não com tensões e preocupações inúteis.

 A consciência corporal de alto nível é parte da resposta. A respiração correta favorece significativamente. A habilidade de manter relaxado em momento de tensão completa o cenário.

 

mar 24 14

Lesões

by Berti

 

Um aspecto da alta performance esportiva é a redução das lesões. Quando o atleta machuca-se, certamente recebe tratamento para a lesão. Porém, quantas vezes faz-se a pergunta: Por que a lesão aconteceu? Se se trata a consequência, mas não se elimina a causa, o problema retornará.

Nos casos em que houve um choque ou uma torção, a causa é evidente. Porém, muitas lesões acontecem por distribuição inadequada de cargas. Imagine um praticante de vólei ou um corredor que distribua o peso nos pés de maneira desproporcional. Se o impacto é maior no calcanhar, por exemplo, esse pequeno defeito sobrecarrega as articulações dos joelhos, quadris e coluna vertebral. O mesmo fenômeno acontece com o encaixe inadequado dos quadris etc.

Não se é de estranhar que a distribuição incorreta das cargas provoque lesões e dores. Quando uma lesão ou uma dor aparece sem uma causa aparente, deve-se considerar a possibilidade de distribuição incorreta de cargas.

A redução das lesões e dores, em atletas, passará por um bom preparo físico, tarefa dos educadores físicos, e consciência corporal qualificada para não sobrecarregar articulações e musculaturas por esforços inadequados.

O Método DeRose é uma excelente ferramenta para uma consciência corporal qualificada.